Notícias
Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
A AQUALOGUS - Engenharia e Ambiente, Lda celebrou, com a AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E, um Protocolo de Incentivo à Internacionalização das PME que visa a penetração em novos mercados. Foi aprovado um incentivo financeiro no valor de 91 031,23 € para um investimento internacional no montante global de 220 466,06 €.
OMeGA - Otimização da Gestão de Albufeiras
A AQUALOGUS integra o projeto OMeGA – Otimização da Gestão de Albufeiras que tenciona dar um importante contributo na gestão das albufeiras dos perímetros hidroagrícolas, ajudando a administrar melhor um recurso que é cada vez mais escasso. O projeto é coordenado pelo MARETEC – IST, integrando ainda quatro outros parceiros.
Reconhecimento Idoneidade em Atividades I&D
Através de Despacho conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Economia, foi reconhecida à AQUALOGUS Idoneidade em matéria de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para a generalidade dos seus domínios de atividade.
Dispositivos de Passagens para peixes no rio Mondego
A AQUALOGUS concluiu, para o Fluviário de Mora e a Universidade de Évora, o projeto e a fiscalização das obras de construção de dispositivos de passagem para peixes a implementar em seis açudes do rio Mondego. Um dos açudes localiza-se a jusante do Açude-Ponte de Coimbra e os outros cinco no sector fluvial entre a barragem da Raiva e o referido Açude-Ponte.
Elaboração de Cartografia Especifica sobre Risco de Inundação para Portugal Continental
A AQUALOGUS concluiu recentemente os estudos relativos à elaboração de cartografia sobre risco de inundação para 22 zonas críticas em Portugal Continental.
AQUALOGUS integra candidatura vencedora de um dos quatro Projectos LIFE+ atribuídos em Portugal
A AQUALOGUS integra um consórcio de entidades portuguesas (incluindo a LPN – Liga pra a Protecção da Natureza, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Universidade de Évora) que viu aprovada uma candidatura a um Projecto LIFE+, intitulado “Conservação do Saramugo na Bacia do Guadiana (Portugal)”.
Sistema de Transposição Piscícola do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua
A AQUALOGUS está a realizar para a EDP o Acompanhamento Ecológico dos Ecossistemas Aquáticos do AH de Foz Tua que, entre os trabalhos envolvidos, inclui a avaliação de alternativas, biologicamente eficazes e economicamente viáveis, para transposição de barragens de grande dimensão, de forma a assegurar a continuidade longitudinal do rio para os peixes.
Mudança de Instalações
No âmbito do seu plano de desenvolvimento e tendo em vista proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, num ambiente moderno e cuidadosamente adaptado à sua actividade, a AQUALOGUS mudou de instalações no passado dia 1 de Outubro, para o Parque das Nações, em Lisboa.
Projecto Zletovica em andamento
A Aqualogus integra um consórcio internacional que está a desenvolver as fases 2 e 3 do projecto do sistema hidráulico multiusos de Zletovica, na zona leste da República da Macedónia. O projecto tem como origem de água a barragem de Knezevo.
Erradicação da ictiofauna exótica em duas albufeiras da Tapada de Monserrate
A AQUALOGUS realizou para a Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) uma acção de erradicação dos exemplares ictiofaunísticos exóticos em duas albufeiras da Tapada de Monserrate, localizadas na área do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC).
Projecto de Reconstrução e Regularização da Ribeira de São João - Madeira
Na sequência das dramáticas cheias ocorridas em Fevereiro de 2010, a Secretaria Regional do Equipamento Social, adjudicou à Aqualogus o Projecto de Reconstrução e Regularização da Ribeira de São João.
Aterro Sanitário do Corso, Argélia
A Aqualogus assinou o contrato para a elaboração do projecto de execução do Aterro Sanitário (CET) do Corso, na Argélia. O Centro de Aterro Técnico do Corso é um dos três Centros que irão contribuir para uma melhor gestão dos resíduos da cidade de Argel.
Reabilitação do Aproveitamento Hidroeléctrico de Majaua
A AQUALOGUS concluiu para o FUNAE - Fundo de Energia, o projecto de reabilitação do aproveitamento hidroeléctrico de Majaua, distrito de Milange, província de Zambizia, em Moçambique. O projecto permite a electrificação das localidades de Majaua Maia, Chedeca, Gurgunha, Topola, Benua e Manhapua.
Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico
Foi inaugurado o Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves. O lince-ibérico (L.ynx pardinus) é a espécie de felídeo mais ameaçada do mundo e em território nacional encontra-se numa situação de pré-extinção, classificada como “criticamente em perigo”.
Barragem de Odelouca
Foi recentemente inaugurada a Barragem de Odelouca, que assegurará a fiabilidade do abastecimento de água ao Barlavento algarvio.
O Algarve ganha nova Barragem
Foi inaugurada recentemente a Barragem do Pessegueiro. A Barragem, projectada pela AQUALOGUS, localiza-se no distrito de Faro, concelho de Alcoutim, a noroeste da povoação do Pessegueiro. É uma barragem de aterro com perfil zonado, com uma altura de 15m e um desenvolvimento do coroamento de 209m.
Aproveitamento Hidroeléctrico de Canedo distinguido com o prémio “Small Hydro Award”
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Canedo, cuja barragem se encontra localizada no rio Beça, entre as povoações de Vilar e Secerigo, no concelho de Boticas, foi distinguido com o prémio “Small Hydro Award”, da prestigiada revista “International Water Power and Dam Construction”.