O estudo desenvolvido teve por objectivo a avaliação da cinética de decaimento de cloro em sistemas de adução de água, integrados na concessão da ATMAD, com recurso à modelação hidráulica e de qualidade da água dos sistemas.
Na elaboração do estudo procedeu-se à compilação de elementos cadastrais e registos de parâmetros hidráulicos dos sistemas tendo em vista o desenvolvimento de software aplicacional e construção do modelo computacional de simulação hidráulica e de qualidade da água e calibração dos mesmos com base nos registos da telegestão e histórico de registos de qualidade da água.
Face aos resultados obtidos a partir dos modelos desenvolvidos procedeu-se a ajustes da concentração de cloro a dosear na origem do sistema e em pontos estratégicos da rede. No que respeita às recloragens na rede definiram-se os projectos a elaborar das estações de recloragem.
O modelo utilizado foi construído sobre software aplicacional base de índole comercial com adaptação de módulos específicos tendo em vista o trabalho realizado.