Projectos > LIFE Águeda
LIFE Águeda

DESCRIÇÃO

O problema ambiental alvo do projeto LIFE Águeda (Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga bacia hidrográfica) são as alterações hidromorfológicas em cursos de água que impossibilitam a migração dos peixes desse habitat. O estado ecológico é desfavorável, na aceção da Diretiva Quadro da Água (DQA). Tomando por perspetiva de intervenção a DQA, o projeto tem como objetivo superar os seguintes problemas:

  • descontinuidade longitudinal do Rio Águeda e Alfusqueiro, assegurando a renaturalização e recriação de habitats e o estado ecológico favorável da DQA, para populações de espécies piscícolas migradoras, como enguia-europeia (Anguilla anguilla), sável (Alosa alosa), savelha (Alosa fallax) e lampreia-marinha (Petromyzon marinus), que representam importantes recursos haliêuticos. Esta abordagem beneficiará a conservação de outra espécie endémica de Portugal, com distribuição restrita às bacias do Vouga e Esmoriz (lampreia da Costa de Prata, Lampetra alavariensis).
  • intransponibilidade do Aproveitamento Hidroelétrico da Grela (no rio Vouga), através da translocação de juvenis de enguia-europeia (Anguilla anguilla) e a sua posterior libertação em troços restaurados dos rios Águeda e Alfusqueiro, contribuindo para o Plano de Gestão da Enguia-europeia (Regulamento (CE) N.º 1100/2007, que define medidas específicas para a sua recuperação).