Projectos > STOPDEBRIS
STOPDEBRIS

DESCRIÇÃO

O projeto Açudes de Retenção de Material Sólido (com acrónimo STOPDEBRIS) pretendeu desenvolver critérios e metodologias de projeto de soluções estruturais de retenção de material sólido transportado por escoamentos do tipo debris flow. As metodologias e as normas propostas tiveram por base estudos das condições de escoamento e capacidades de retenção de material sólido de açudes de retenção descontínuos, validados com a realização de ensaios em modelo físico e numérico, para diferentes geometrias propostas.

O projeto STOPDEBRIS foi desenvolvido pela AQUALOGUS com a parceria com o grupo de investigação do Instituto Superior Técnico (IST) - CERis. O projeto teve uma duração de 27 meses e foi co-financiado pelo QREN no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (gerido pelo IAPMEI).

O projeto apresentou um caráter inovador, com uma vertente totalmente objetiva e prática, tendo como objetivo promover a segurança e a rentabilidade no investimento efetuado pelos promotores de eventuais novas obras que visem a redução dos efeitos dos fenómenos de debris flow e, consequentemente, o aumento da segurança das populações e bens materiais.

www.stopdebris.eu.